Perguntas Frequentes

  • É possível efetuar visitas guiadas à cidade?
     
     
    Para desfrutar de uma visita guiada à cidade poderá contratar o serviço a um dos vários guias que efetuam visitas à cidade e cujo contactos estão disponíveis no nosso site http://www.guimaraesturismo.com/pages/167.
    Uma outra forma de ter acesso a uma visita guiada é através do download das visitas áudio-guiadas http://www.guimaraesturismo.com/pages/166 ou na cidade pelo aluguer de MP3’s no Posto de Turismo da Praça de S. Tiago.
    Por fim, é ainda possível o download da aplicação Mobitur http://www.guimaraesturismo.com/pages/222?news_id=6 disponível para android e iphone que funciona como um guia que proporciona uma navegação com base na localização atual para que nunca se perca, fornecendo um seleção dos pontos de interesse e eventos necessárias para desfrutar e conhecer Guimarães de forma interativa e diferente.
     
     
  • Como e onde posso aceder à Internet na cidade?
     
     
    A área do Centro Histórico de Guimarães está coberta por rede wi-fi que possibilita o acesso gratuito à internet para quem possua computador portátil ou telemóvel com acesso à internet. Para além desta possibilidade existem ainda três espaços onde podem aceder a computadores com acesso à internet, sendo eles:
    Espaço Internet do Gabinete de Imprensa
    Praça de S. Tiago
    De setembro a julho – de segunda a sábado das 10:00H – 20:00H
    Agosto – de segunda a sábado das 10:00H – 14:00H
     
    Espaço Internet do Centro Cultural Vila Flor
    Avenida D. Afonso Henriques, n.º 701
    De setembro a julho – de segunda a sábado das 13:00H – 23:00H
    Agosto – de segunda a sábado das 14:00H – 19:00H
     
    Espaço Internet do Arquivo Alfredo Pimenta
    Rua João Lopes de Faria, n.º 12
    De segunda a sexta das 09:00H – 12:30H e das 14:00H – 17:30H
     
    Estes espaços encontram-se encerrados no dia 1 de janeiro; sexta-feira santa; domingo de Páscoa; 25 de abril; 1.º de maio; 10 de junho; 24 de junho; 15 de agosto; 8 dezembro; 24 de dezembro e 25 de Dezembro.
     
     
     
  • Como posso obter um mapa/guia da cidade?
     
     
    Na homepage do site no canto superior esquerdo, na área downloads http://www.guimaraesturismo.com/pages/106 encontrará disponível para descarregar o mapa e guia da cidade em várias línguas, entre as quais, português, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão e holandês.
     
     
  • Como se deslocar na cidade?
     
     
    A pé
    Os principais pontos de interesse da cidade podem ser visitados a pé, quer a partir da estação de comboio, quer a partir da central de autocarro, quer dos principais parques de estacionamento. De denotar que na maioria das ruas do centro histórico o acesso é feito apenas de forma pedonal o que permite uma maior fruição do espaço.
     
    De bicicleta
     
    Em Guimarães existe uma ciclovia agradável para passeios de bicicleta que faz a ligação entre Guimarães e Fafe mas que se encontra deslocada do centro da cidade. No centro da cidade é possível a deslocação de bicicleta existindo vários aparcamentos para estas, entre os quais, junto ao Paço dos Duques de Bragança, na Alameda Dr. Mariano Felgueiras (junto ao hospital e à central de autocarros), na Avenida D. João IV (junto à estação de comboios), na Avenida D. Afonso Henriques (junto ao Centro Cultural Vila Flor), no Largo Cónego José Maria Gomes (junto ao antigo Convento de Santa Clara, atual Câmara Municipal de Guimarães), Rua Camilo Castelo Branco (junto ao Cybercentro), no Parque da Cidade, no Parque de Lazer da Cidade Desportiva e nas escolas.
     
    De carro
     
    A circulação em Guimarães é fluida, existindo parques de estacionamento nas principais entradas da cidade. A visita ao Centro Histórico deverá ser efetuada a pé uma vez que a circulação automóvel neste é condicionada. De carro será mais fácil a deslocação para visita aos pontos de interesse situados fora do perímetro urbano da cidade, a título de exemplo, Mosteiro de S. Torcato, Campo da Ataca, Termas das Caldas das Taipas, Citânia de Briteiros e Museu de Cultura Castreja.
     
    Transportes Urbanos
     
    Guimarães dispõe de uma boa rede de transportes urbanos que permitem a circulação por toda a cidade. Dispõe também do Yellow Bus, um autocarro panorâmico que percorre alguns dos principais pontos turísticos da cidade. De referir ainda a existência do GetBus, um autocarro que faz viagens directas entre Guimarães, a partir da Central de Autocarros e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e vice-versa.
     
    De Charrete
     
    Existe a possibilidade de efetuar um percurso pelo Centro Histórico em charrete, passando por alguns dos principais pontos de interesse da cidade.
     
     
     
  • Em que ano foi o Centro Histórico de Guimarães considerado Património Cultural da Humanidade? E quais os motivos que originaram a classificação?
     
     
    O centro histórico de Guimarães foi classificado como Património Cultural da Humanidade pela Unesco no dia 13 de Dezembro de 2001. Os motivos que levaram à sua classificação foram os seguintes:
     Guimarães é de um considerável significado universal, na medida em que aqui se desenvolveram técnicas especializadas de construção de edifícios durante a Idade Média que depois foram exportadas para as colónias portuguesas, na África e no Novo Mundo, transformando-se mesmo, em características essenciais na construção;
     A história de Guimarães está intimamente associada com o estabelecimento da identidade nacional portuguesa e da língua portuguesa no século XI;
     Guimarães, uma cidade excepcionalmente bem preservada, reflecte a evolução de alguns edifícios particulares desde os tempos medievais até ao presente, com particular incidência entre os séculos XV e XIX;
     Existe uma preocupação constante na preservação não só física, mas também do tecido social do centro histórico, o que o torna um centro vivo.
     
     
     
  • Existe a possibilidade de visitar e adquirir produtos de empresas vimaranenses?
     
     
    No nosso site http://www.guimaraesturismo.com/pages/106 poderá aceder ao roteiro Guimarães Marca. Este roteiro visa dar a conhecer alguns dos produtos industriais de origem local e os espaços de venda em que poderá obter os mesmos. Neste roteiro estão representadas empresas de vários sectores, desde o calçado, vestuário, têxteis-lar e cutelarias.
     
     
  • Existe alguma ligação direta entre o aeroporto Francisco Sá Carneiro e Guimarães?
     
     
    Existe uma ligação direta de autocarro, o GetBus, que demora cerca de 50 minutos e permite a deslocação de uma forma rápida e cómoda entre a Central de Autocarros de Guimarães e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Para mais informações http://www.getbus.eu/index.php?seccao=2&lang=pt.
     
     
  • O que não deixar de provar numa visita a Guimarães?
     
     
    A gastronomia constitui-se como um importante área de interesse turístico do concelho de Guimarães, pelo que, se tem efetuado no decorrer dos últimos anos um esforço de preservação da mesma. A qualidade e genuinidade da gastronomia vimaranense está refletida hoje em dia nos cardápios dos restaurantes concelhios, sendo alguns desses exemplos: a vitela assada, os rojões com papas de sarrabulho, o “Naco à Conquistador”, o arroz de pica-no-chão, o bucho recheado, bacalhau assado e cabrito assado. Nos vinhos destacam-se os vinhos verdes da região e na doçaria os doces de origem conventual – Tortas de Guimarães e Toucinho-do-Céu.
     
     
  • Onde obter informação turística sobre a cidade, na cidade?
     
     
    Local: Posto de Turismo Praça de S. Tiago
    GPS: 41°26'39.75"N 8°17'32.38"W
    Tel.: 351 253 421 221
    Horário: De segunda a sexta: 09h30-18h00
    Sábados e Feriados: 10h00-13h00 e das 13h30-18h00
    Domingo: 10h00-13h00
     
     
     
  • Onde posso encontrar dados estatísticos referentes à atividade turística em Guimarães?
     
     
    Na homepage do site existe uma área destinada a profissionais http://www.guimaraesturismo.com/pages/464?redirect_url=%2Fpages%2F462, após a realização do registo nesta mesma área é possível consultar dados estatísticos referentes ao número de visitantes ao posto de turismo, aos principais museus da cidade, número de visualizações do site guimaraesturismo, o perfil do turista que visita a cidade, entre outras informações relevantes.
     
Acesso a ProfissionaisRegistar-se
 
Subscrição de Newsletter
 
Câmara Municipal de Guimarães - Turismo spacer.pngTripadvisor
Largo Cónego José Maria Gomes, 4800 - 419 Guimarães | tel. 351 253 421 221 | fax. 351 253 515 134 | e-mail. info@guimaraesturismo.com spacer.pngOpiniões sobre Guimarães
spacer.png