Festa das Cruzes de Serzedelo | 2 e 3 de Maio

Fotografia_l__cia_pedrosa_1_510_300
Inserir fotoS
6354 visualizações
2015/05/01 a 2015/05/02
Freguesia de Serzedelo
Guimarães 
 
 
Dezasseis famílias acolhem em suas casas o grupo das mordomas para, ao longo do dia, fazer florir as cruzes de madeira – carvalho ou castanho, com 2 metros de altura e 3,5 cm de espessura.
O dia de domingo é repartido. A manhã é preenchida com a celebração da eucaristia, às 8h00, seguida da Procissão do Senhor aos doentes que, este ano, voltará a atingir cerca de 8 km, sempre sobre belos tapetes de flores ou serrim tingido. À tarde, às 15h00, celebra-se a Via Lucis, presidida pelo padre Luís Miguel Rodrigues, coordenador do departamento da educação cristã, na arquidiocese de Braga, percorrendo as 16 cruzes familiares floridas, para o anúncio das aparições do Ressuscitado e a bênção de cada família.
A exposição itinerante As Cruzes floridas da missão que resulta da parceria entre a paróquia de Santa Cristina de Serzedelo e os Missionários do Verbo Divino, em Portugal, estará patente durante o mesmo fim de semana, na igreja românica de Serzedelo.
Com coordenação da doutora Isabel Maria Fernandes, diretora do Museu de Alberto Sampaio e do Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães, da autoria da arquiteta Sara Lafuente e marido, Ricardo Cardoso, já fez, desde maio de 2014, até à data, verdadeiro caminho missionário: Guimarães; Fátima; Pombal e Amares.
A escola secundária de Amares, no âmbito da disciplina de EMRC, acolheu no mês de janeiro deste ano a exposição As Cruzes floridas da missão.
Posteriormente foi a vez dos alunos da escola secundária apresentarem a sua “perspectiva” desta festa, dando lugar à exposição dos seus trabalhos que agora a igreja românica acolherá também no fim de semana da Festa das Cruzes.
 
 

Outras Sugestões

Próximos

Câmara Municipal de Guimarães - Turismo spacer.pngTripadvisor
Largo Cónego José Maria Gomes, 4800 - 419 Guimarães | tel. 351 253 421 221 / 233 | fax. 351 253 515 134 | e-mail. info@guimaraesturismo.com spacer.pngOpiniões sobre Guimarães
spacer.png