Museu à Noite

Em Foco, Eventos
2021-07-16_a_2021-09-12_museu-a-noite_1_510_300
Inserir fotoS
43 visualizações
2021/07/16 a 2021/09/12
Museu de Alberto Sampaio
R. Alfredo Guimarães
 
 
(+351) 253 423 910
terça a domingo
18h00-24h00
 
 
 
A edição 2021 do ‘Museu à Noite’é sinónimo de Guimarães Project Room, projeto que vai instalar-se no claustro do Museu de Alberto Sampaio entre 16 de julho e 12 de setembro com uma exposição temporária de pintura dos artistas José de Guimarães, José Almeida Pereira e Miguel Ângelo Marques.
O Guimarães Project Room visa conhecer, mapear e apresentar os criadores de arte que produzam em afinidade com Guimarães. E, neste primeiro momento de apresentação, reúne três gerações de artistas: o consagrado José de Guimarães; um pintor cuja carreira está em crescimento e consolidação, como José Almeida Pereira; e um jovem artista emergente, Miguel Ângelo Marques. Autores que, segundo o produtor cultural responsável pelo projeto, Pedro Silva, ‘afirmam a relevância da produção portuguesa a viajar pelo mundo’.
O Guimarães Project Room conta com o apoio do município de Guimarães no âmbito do IMPACTA – Investimento Municipal em Projetos e Atividades Culturais, Territoriais e Artísticas. E tem no Museu de Alberto Sampaio o seu espaço de apresentação pública.
 
Este território físico e humano é o ponto de partida, o referencial que pretendemos destacar e que unificará o espetro de participantes possíveis desta iniciativa.
 
O Museu de Alberto Sampaio assume um papel relevante na especificidade e rigor das suas coleções, destacando no contexto deste projeto, o conjunto de pinturas murais. Os fragmentos que integram o Acervo plasmam memórias de tempos em que a linguagem visual era uma urgência e servia causas junto da comunidade. É significativo o escopo, desde a atuação do seu primeiro diretor, cumprido em prol da salvaguarda deste património. Cabe-nos, agora, preservar e difundir as produções contemporâneas, saudando-as e difundindo-as. O denominador comum que presidiu à escolha dos 3 artistas e das respetivas obras que se mostram, traduz-se numa intenção explícita, sob diferentes estratégias, de um olhar que mergulha na história da arte que os precede, dela extraindo dados iconográficos e conceptuais que são analisados, revistos e celebrados. José de Guimarães, José de Almeida Pereira e Miguel Ângelo Marques conduzem-nos muito para além de suas respetivas obras, empurrando-nos para um arco cronológico onde a consciência do tempo é dúctil e argumentativa. Ou seja, as suas propostas cumprem a missão que reconhece a criação: impulsionar o pensamento crítico, sem menosprezar a fruição estética, antes dilatando-a e projetando-a num diálogo sozinho, cheio de múltiplas presenças abertas ao futuro.
 
Entrada | Gratuita (inauguração) dia 16 de julho às 21h00
Entrada | 1,50 € (entre 17 de Julho e 12 de Setembro)
Classificação etária | Todas as Idades
 
 
 

Outras Sugestões

Câmara Municipal de Guimarães - Turismo spacer.pngTripadvisor
Largo Cónego José Maria Gomes, 4800 - 419 Guimarães | tel. 351 253 421 221 / 233 | fax. 351 253 515 134 | e-mail. info@guimaraesturismo.com spacer.pngOpiniões sobre Guimarães
spacer.png