Festas e Romarias, Geral
Dscf8104_1_510_300
Inserir fotoS
5082 visualizações
Paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo
 
 
Consultar programa próprio
 
 
Nos próximos dias 6 e 7 de maio realiza-se a Festa das Cruzes na paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, no arciprestado de Guimarães e Vizela.
O dia de sábado é vivido intensamente por 16 famílias que detêm o mesmo número de cruzes em madeira, com 2 metros de altura, para ser asseadas – pétala a pétala, pelas mordomas que se reúnem na casa de cada uma das famílias.
O domingo da Festa inicia com a eucaristia, às 8h00, na igreja paroquial, de onde sai, às 8h45, a Procissão do Senhor aos doentes. Este ano são 11 os doentes que vão receber a Sagrada Eucaristia, levada pelo pároco, padre José Ferreira Marques que segue debaixo do palio, num percurso com cerca de 7km, sobre belos tapetes de flores ou serrim tingido e animada pela Fanfarra do Agrupamento 84 do CNE e pela Banda de Música.
No domingo à tarde, com início às 15h00, celebra-se a Via Lucis. Sai da igreja paroquial e percorrerá as 16 cruzes familiares, desde o largo da igreja até à capela do Senhor do Calvário.
A celebração da Via Lucis narra as aparições do Ressuscitado e inclui a bênção de cada uma das cruzes familiares.
Pela primeira vez, e com o apoio da Agência Vale do Ave, a paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo em parceria com os missionários do Verbo Divino. Possibilita três percursos turísticos, dois no dia de sábado e um na manhã de domingo. Por ser a primeira experiência de âmbito turístico os promotores da iniciativa convidam algumas entidades religiosas e civis, bem como associações e instituições locais e, ainda, os órgãos de comunicação social local, com o objetivo de divulgar e sensibilizar para a beleza ímpar da Festa das Cruzes de Cerzedelo, no concelho de Guimarães.
Nos dias da Festa a igreja românica de Cerzedelo acolherá a exposição As Cruzes floridas da Missão, inaugurada em maio de 2014, da autoria de Sara Lafuente, arquiteta e seu marido Ricardo Cardoso, professor.
No mesmo local, nos dias 6 e 7 de maio, estará patente a exposição fotográfica Olhar, da autoria de Paulo Pacheco sobre a Festa das Cruzes de Cerzedelo.
 
 

Outras Sugestões

Próximos