Destaques, Destaques - 1ª Página, Eventos
Romaria_grande_1_510_300
Inserir fotoS
602 visualizações
Santuário de São Torcato
 
 
+351 253 551 150
A Romaria Grande de São Torcato, a festa das festas, é tradicionalmente uma das grandes festas que se realizam no Concelho de Guimarães.
A Romaria Grande de São Torcato é historicamente uma das maiores romarias do Entre-Douro-e-Minho e de Portugal e tem lugar anualmente no 1º fim-de-semana de julho. A sua origem está ligada à trasladação do corpo de São Torcato, em 1852, para o Santuário e com o facto de muitos párocos, quando traziam as esmolas a São Torcato, virem acompanhados de uma legião de romeiros em peregrinação ao Santo.
 
A Romaria Grande é uma impressionante manifestação da devoção e religiosidade do povo, de romeiros e emigrantes ao São Torcato – Santo do Povo.
 
Organização da Irmandade de São Torcato, a Romaria inclui um vasto programa religioso durante toda a semana que a antecede. Este evento inclui, além dos atos religiosos específicos, como novenas, destacando-se uma majestosa Procissão, que se realiza no domingo, na qual se incorpora um desfile de carros alegóricos alusivos à vida do Santo.
 
No fim-de-semana, entre sexta-feira e domingo, realiza-se um amplo conjunto de atividades e diversões, designadamente arraiais minhotos com cantares ao desafio e danças populares, a participação de grupos folclóricos da região, concertos de música com artistas de índole nacional, DJs, bandas filarmónicas e majestosos fogos-de-artifício. Durante as festividades recupera-se a tradição secular da preparação em forno a lenha do bolo com sardinhas, bolo com carne e caldo verde.
 
Consulte o programa AQUI
 

Outras Sugestões