Dança, Desporto, Eventos, Música, Teatro
Inatel_i_1_510_300
Inserir fotoS
479 visualizações
Consultar programa Aqui
 
 
Programa desenvolvido pela Fundação INATEL visa promover a cultura popular portuguesa. Eventos de cariz popular nas ruas de Guimarães.
A partir da próxima quinta-feira, 11 de julho, decorre o programa “Popular INATEL na Rua” em Guimarães, com várias ações agendadas em locais distintos de cidade como o Jardim da Alameda, Largo da Oliveira ou Plataforma das Artes. Neste espaço, estão agendados três concertos, com Uxu Kalhus (11 julho, 22h00), Stereossauro (12 de julho, 22h00) e Luís Peixoto (13 de julho, 22h00).
Esta iniciativa pretende divulgar as práticas culturais tradicionais, no cumprimento da sua missão e enquanto entidade consultora da UNESCO para a salvaguarda do património cultural imaterial.
 
Do teatro à dança, da música à etnografia, o “Popular – INATEL na Rua” conta com a participação de Centros de Cultura e Desporto INATEL (CCD), veículos do trabalho associativo desempenhado por milhares de cidadãos que se dedicam à valorização e divulgação da cultura tradicional, bem como de novas abordagens performativas de raiz tradicional.
 
As iniciativas de “Animação de Rua” começam na quinta-feira, pelas 21h15, no Largo da Oliveira. Às 22h00, na Plataforma das Artes, realiza-se o concerto de Uxu Kalhus, definido como um grupo de folk português algures entre os universos da “fusão” e das “músicas do mundo” em constante renovação das fronteiras do tradicional.
 
Na sexta-feira, 12 de julho, realiza-se o concerto de Stereossauro, também na Plataforma das Artes (22h00). O mais recente álbum junta a tradição e a modernidade, num cruzamento entre o fado, guitarra portuguesa e a eletrónica com vários convidados da Pop ao Hip Hop, do Fado ao Rock.
 
No sábado, 13 de julho, está agendado o concerto de Luís Peixoto, músico que conta com vários primeiros lugares discográficos internacionais, como “Melhor composição original” - “Jumping bits” em 2011. Em palco, já acompanhou artistas como Sérgio Godinho, Vitorino, Ana Bacalhau, Virgul, Celina Piedade, entre muitos outros.
 
Ainda no sábado, durante o dia, o Jardim da Alameda será palco de peças de teatro, atuação de capoeira, jogos tradicionais e atividades desportivas. A animação de rua estende-se pelo Largo da Oliveira durante a noite.
 
O “Popular INATEL na Rua”, além de Guimarães, vai passar ainda por outras cidades como Angra do Heroísmo, Chaves, Vendas Novas, Coimbra, Covilhã, Seia, Tavira, Beja, Porto, Portalegre, Lisboa e Mafra.
 
PROGRAMA
 
11 de JULHO, QUINTA-FEIRA
21h15 | Largo da Oliveira - Animação de rua - Escola de Gaitas da Ponte Velha
22h00 | Plataforma das Artes Concerto Uxu Kalhus
 
12 DE JULHO | SEXTA-FEIRA
22h00 | Plataforma das Artes - Concerto Stereossauro
 
13 DE JULHO | SÁBADO
11h00 e 17h00 | Jardim da Alameda Teatro infantil - "Os 3 Porquinhos"– A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos
15h00 | Jardim da Alameda - Atividades desportivas - Jogos tradicionais | Slackline | Carrinhos | Trotinetas
21h15 | Largo da Oliveira - Animação de rua - Batalá Braga
22h00 | Plataforma das Artes - Concerto Luís Peixoto
 
 
 

Outras Sugestões