Destaques - 1ª Página, Eventos, Música
S._torcato_1_510_300_1_510_300
Inserir fotoS
166 visualizações
2020/02/28 a 2020/02/28
Basílica de S. Torcato
 
 
+351 253 421 200
21h30
 
 
A Orquestra do Norte é um projeto de descentralização da cultura musical apresentado pela Associação Norte Cultural e vencedor do primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado português, em 1992. Inicia desde então um trabalho pioneiro e inédito, afirmando-se no panorama da música erudita como instituição reconhecida nacional e internacionalmente.
É seu fundador, Director Artístico e Maestro Titular José Ferreira Lobo.
Sedeada na cidade de Amarante, a Orquestra do Norte integra profissionais de reconhecido mérito. Os seus concertos têm, habitualmente, a colaboração de prestigiados maestros, como Juozas Domarkas, Krzysztof Penderecki, Federico Garcia Vigil, Álvaro Cassuto e Rengim Gokmen. Contou ainda, durante 17 anos, com a colaboração de Gunther Arglebe como maestro adjunto.
 
Alguns dos mais conhecidos solistas portugueses e estrangeiros participaram nos concertos da Orquestra do Norte, destacando-se nomes como os de António Rosado, Eva Maria Zuk, Avri Levitan, Patricia Kopatchinskaja, Kirill Troussov, Michel Lethlec, Robert Kabara, Placido Domingo, José Carreras, lleana Cotrubas, Julia Hamari, Fiorenza Cossoto e Svetla Vassileva.
 
Para além do seu próprio coro, a Orquestra do Norte colabora com prestigiados grupos vocais nacionais e estrangeiros.
 
FICHA ARTÍSTICA:
Orquestra do Norte
 
Fernando Marinho | Direção
 
Classificação Etária | M/6
 
Duração Aprox. | 60 min c/intervalo
 
* com a participação de Coro de alunos da Escola EB S. Torcato
 
ORG.: Câmara Municipal de Guimarães
PARCEIROS LOCAIS: Junta de Freguesia de S. Torcato; Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL); Centro Recreativo Cultural e Artístico de S. Torcato (CRCA) e Irmandade de S. Torcato
 
 
 

Outras Sugestões