Alojamento Local FA tem uma história de família.
O edifício é do séc.XVII, situa-se no centro histórico de Guimarães, a sua traça é antiga tem três pisos, mas só o rés-do-chão e primeiro andar pertencem ao Alojamento Local FA, os outros pisos são habitados pela própria família proprietária.
No rés-do-chão tem uma acolhedora sala de convívio, uma cozinha (Kichennete) totalmente equipada para uso individual e/ou coletivo, dos nossos clientes, uma suite quarto de casal com wc privado, ar condicionado e Internet.
No primeiro andar tem mais dois quartos de casal igualmente em suite com wc privado, ar condicionado e Internet.
Parte da família ocupa quer o segundo quer o terceiro andar do edifício.
É uma casa cheia de história como é esta belíssima cidade de Guimarães.
Aqui viveu:
António Mendes Ribeiro, distinto empresário de Guimarães na área dos Couros, um dos fundadores do primeiro banco nacional em Guimarães.
Aqui viveu:
António Mendes Ribeiro, distinto empresário de Guimarães na área dos Couros, um dos fundadores do primeiro banco nacional em Guimarães.
Coronel Duarte Amaral, ilustre vimaranense, comandante do quartel 20, que esteve sediado no atual Paço dos Duques de Bragança. Esteve em África, Moçambique, amigo pessoal de Paiva Couceiro, como consta nas suas memórias. No século dezanove inicio do século vinte foi Presidente da Câmara desta cidade de Guimarães.
O Eng. Duarte Amaral, distinto vimaranense, secretário de Oliveira Salazar e mais tarde administrador da Sacor, hoje Galp. Deputado à Assembleia da República.
Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, Prof.Universitário, um dos fundadores da faculdade de direito da Universidade Nova de Lisboa. Membro do Conselho de Estado após 25 de Abril de 1974. Fundador e presidente do CDS, Deputado, exerceu vários cargos governamentais, presidente da UEDC. Candidato à presidência da repùblica portuguesa em 1986. Presidente da 50º Assembleia Geral da ONU. Autor de uma vasta bibliografia científica, política e literária.
Coronel Gaspar Freitas do Amaral, distinto vimaranense, oficial do exército português, com várias campanhas em África, representante de Portugal na Nato, e, ajudante de campo da Presidência da República Portuguesa, distinguido com várias medalhas e louvores pelos seus altos feitos prestados à nação.
No fim do século dezanove e início do século vinte, foram visitas frequentes desta casa, não só o poeta português Camilo Castelo Branco, como o escritor Raul Brandão e o professor de Belas Artes António Lino, com uma obra muito extensa, por toda a Europa e Àsia, concretamente na cidade de Nazaré, Catedral da Anunciação. Sendo ainda o autor dos vitrais que se encontram no palácio da justiça, assim como, os vitrais da capela do Paço dos Duques de Bragança nesta maravilhosa cidade de Guimarães.